jump to navigation

Jornalismo ético, estético e político junho 12, 2009

Posted by pedrocs20 in artigos, dicas, intervenção, mídia.
trackback

Esse texto foi enviado para a jornalista Sallete Lemos, apresentadora do CNT jornal,  se houver uma resposta eu publico aqui.

Tenho algumas considerações e elogios para fazer a respeito do modo como o CNT jornal é apresentado e produzido, entretanto, prefiro fazer isso através de um texto de uma possível conversa entre um suposto subordinado e seu chefe… segue o texto:

Chefe:

– A princípio nós achávamos que era necessário um combate extremo a qualquer tipo de oposição ( eliminação mesmo) e para sempre, mas a história nos mostrou que isso não dá certo, ou seja, quando o controle se apresenta “as claras” e de forma radical, a resistência surge, cresce e chega a nos ameaçar. Por isso a maneira correta de se agir é devagar, amansando a fera com calma, dia a dia, nos tornando, de certa forma, imperceptíveis. Para o povo (aqueles que por característica acordam mais cedo), já existe uma eficaz e barata forma da manutenção do silêncio e passividade: A mídia, É ela que aliena e os deixa totalmente dóceis e prontos para o trabalho e olha!!, Você não imagina as maravilhas que se pode fazer com a manipulação das notícias, são realmente fantásticos os resultados que são obtidos e as possibilidades são infinitas…

Subordinado:

– Ora, mas com esse poder todo, quem realmente manda são os grandes veículos de comunicação!!  E quanto agente chefe?? Não devíamos evitar toda essa força?

Chefe:

– Então a conclusão que você tira é a de que a mídia controla tudo? Acho que você não prestou a atenção meu caro: eu e meus parceiros controlamos as rádios, TV’s, a internet, tudo!! Temos interesses muito grandes para deixar na mão de qualquer jornalzinho. O que um jornalista mais gosta? Eu respondo: dinheiro!! , por traz desse discurso ridículo que eles ficam fazendo sobre a ética existe um bando de mercenário, é mais fácil controlá-los do que o povo propriamente dito.

Subordinado:

-E como fazer para controlar a mídia?

Chefe:

– Bom, a mídia ou os meios de comunicação são empresa assim como uma fábrica ou indústria , ou seja, que visa o lucro acima de tudo, acontece que diferentemente de outros setores a imprensa tem algumas características peculiares e interessantes. É ela que informa ao povo o que está acontecendo e todas as notícias são tidas como verdadeiras, mas é claro que os fatos já foram distorcidos e que os nossos interesses já foram preservados sob a pena da perda dos patrocinadores, dos investimentos e concessões governamentais.

Subordinado:

– Ahhh entendi, então está tudo sobre controle não é mesmo chefe?

Chefe:

– Calma!! Alto lá, esta é uma batalha constante, nós somos grandes? Sim, porém, sempre surgem os temidos focos de resistência, seja por parte do povo ou de algum jornalista ético, ou melhor, burro que não aceita as regras do nosso jogo. Eles vêm com aquela baboseira de democracia, de soberania nacional, etc, etc….Um exemplo é a jornalista Sallete Lemos da CNT, mas eu estou de olho no que ela diz…não se preocupe. (heheheheheheh..)

Sallete, meu nome é Pedro Cavalcanti, sou do Rio de Janeiro e assisto ao CNT jornal sempre que posso, gosto muito dos seus comentários. Acredito que esse tipo de jornalismo se dá em forma de resistência aos modelos de mídia aos quais o povo brasileiro está exposto no horário nobre. Adorei a última matéria sobre a poluição da Bahia de Guanabara. É bom saber que é possível um telejornal sem pseudo-neutralidade e sem uma pauta alienante como ocorre nas outras emissoras. Eu espero que nenhuma “força oculta” te capture e modifique a sua forma de fazer telejornal.

Um beijo

Ps: aguardo resposta

Anúncios

Comentários»

1. Bruno Costa - junho 17, 2009

Muito bom o texto. Realmente é bem mais obscuro do que parece. Mas há quem encontre linhas de fuga e crie um plano de consistência, onde os afetos são outros. Diferer é preciso…

Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: